Capins gênero Brachiaria: saiba mais sobre tipos e utilizações

Os capins gênero Brachiaria são os mais utilizados como fonte forrageira na alimentação do rebanho bovino no Brasil. Eles têm origem em regiões tropicais, principalmente na África, e incluem grande número de espécies com diversas características.

Confira a seguir mais informações sobre os tipos e utilizações sobre os capins gênero Brachiaria.

Características e usos dos capins gênero Brachiaria

• Brachiaria brizantha

A Brachiaria brizantha é largamente distribuída pelo Brasil e possui boa resistência à seca, desenvolvendo-se bem desde o nível do mar até uma altitude maior que 2.000m. As três cultivares da B. brizantha são os capins marandu, xaraés e piatã, bastante produtivas e robustas.

Dentre os capins gênero Brachiaria, esta é a espécie mais exigente. Ela desenvolve bem em solos relativamente ácidos de média a alta fertilidade e não tolera solo encharcado. A melhor época de semeadura desse capim é de setembro a dezembro e normalmente são utilizadas sob pastejo contínuo.

• Brachiaria decumbens

Outra espécie muito comum é a Braquiária decumbens. Dentre os capins gênero Brachiaria, essa espécie proporciona alta produção de massa verde, suporta pisoteio pesado e garante bom ganho de peso aos animais.

A B. decumbens tem baixa resistência à seca, adapta-se bem a diversos tipos de solo, não é exigente em fertilidade, responde bem à adubação e se adapta a regiões com regime de chuva acima de 1.200 mm anuais, sendo o período de chuvas a melhor época de semeadura. Por suas características, é mais encontrada no norte, centro-oeste e sudeste do país.

• Brachiaria ruziziensis

Essa espécie é semelhante à decumbens, porém apresenta porte maior. Ela exige solos de média a alta fertilidade.

• Brachiaria humidicola

Os capins gênero Brachiaria contam também com a espécie B. humidicola, que possui pouca exigência em fertilidade do solo e desenvolve-se bem em solos encharcados.

Para conhecer outros tipos de Brachiaria, confira nossa página de notícias ou converse com um de nossos especialistas. Temos uma equipe preparada para te atender e ajudar na escolha da melhor espécie para sua propriedade.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044