Como fazer o armazenamento correto de sementes
Por serem sensíveis ao meio ambiente, as sementes necessitam de cuidados específicos no armazenamento e transporte para garantir melhor desempenho. Quando as sementes não são armazenadas em local adequado, com umidade e temperatura controladas, pode ocorrer alteração na qualidade e rapidez de germinação das sementes. Por isso, o armazenamento correto das sementes é importante e deve ser feito sempre.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para garantir a germinação e o vigor de suas sementes. Para saber mais, continue lendo.

Realizando o armazenamento correto de sementes

Para garantir que as sacarias estão devidamente armazenadas, alguns cuidados devem ser tomados, tais como:
  •         Armazene as sacarias em locais seguros, secos, ventilados e sem exposição direta ao sol. 
  •      A temperatura ambiente menor do que 25ºC e a umidade abaixo de 70% são necessárias para prolongar a qualidade das sementes.
  • Não é recomendado armazenar as sementes próximo a outros insumos, como adubos, sal mineral, agroquímicos e combustíveis.
  •  O ambiente deverá estar limpo e livre da presença de insetos e roedores.
  •  O armazenamento correto de sementes dos sacos deve ser realizado sobre estrados de madeira e nunca em contato direto com o chão, para não absorver umidade.
  •  As sacarias devem estar afastadas do teto por pelo menos 1,5m e das paredes, no mínimo, a 0,5m, garantindo melhor ventilação.
  • O filme plástico que envolve as sacarias deve ser retirado quando for feito armazenamento.

A importância do armazenamento correto das sementes

armazenamento correto das sementes influência de forma direta na manutenção da qualidade das sementes. Isso ocorre porque o processo de produção e armazenamento possui um papel importante por se tratar de um período muito grande em que as sementes ficam submetidas ao clima. Por isso, é necessária a manutenção da qualidade durante todo o tempo de armazenamento.
O armazenamento das sementes em condições ideais irá influenciar diretamente na qualidade do plantio. Por isso, conte com os produtos da Sementes Santa fé, tenha muito mais qualidade e garanta a produtividade no plantio.
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044