O adubo orgânico tem a função de aumentar a fertilidade do solo e da sua atividade biológica, substituindo a fertilização industrial. Existem vários tipos de adubo orgânico que podem preparar a terra e melhorar o desenvolvimento da planta, além de métodos, técnicas e receitas para aumentar ainda mais a produção com adubação mais acessível e com qualidade superior.
Para escolher o melhor para sua terra, conheça os principais tipos de adubo orgânico e suas características.
Tipos de adubo orgânico
· Esterco animal: Esse tipo de adubo orgânico é o mais tradicional, sendo utilizado em hortas e plantações. O produto é constituído do material orgânico em estado avançado de decomposição proveniente de excrementos de animais e as vezes pode consistir em mais de um resíduo orgânico. O esterco animal é famoso por seu alto potencial fertilizante quando adicionado a outro adubo orgânico, podendo substituir totalmente a adubação química.
· Húmus de minhoca: Resultante da decomposição da matéria orgânica digerida pelas minhocas, é a forma de matéria orgânica mais decomposta, o que facilita sua absorção, sendo uma excelente fonte de micro-organismos para o solo. Além disso, ao se locomover a minhoca cria tuneis que auxiliam na ventilação das raízes e facilitam a penetração no solo.
· Crustáceos e peixes: Repletos de fósforo, nitrogênio e alcalina, as cascas de crustáceos são excelentes para jardins e hortas, porém é necessário ser enterrada para que haja a compostagem. Além disso, esses tipos de adubo orgânico também podem utilizar restos de peixes como adubo em terras, principalmente os que necessitam de mais nitrogênio, como plantações de vegetais.
· Borra de café: Rico em fósforo, potássio e nitrogênio, o borrão de café é uma excelente opção por sua facilidade e simplicidade. Após coar o café, o borrão pode ser depositado em volta das plantas, cercando as mudas da horta. Além de sua performance em adubação, afasta também lesmas e caracóis.
· Cascas de ovos: É outro adubo geralmente desperdiçado, embora seja um importante adubo orgânico, rico em potássio e cálcio, o que aumenta a resistência das plantas e diminui a quantidade de larvas. É indicado que sejam lavadas, trituradas e adicionadas ao redor das mudas.
Benefícios do adubo orgânico
Os diversos tipos de adubo orgânico são de grande utilidade para o produtor por serem econômicas, acessíveis e de boa qualidade. Podendo substituir os fertilizantes químicos, quando combinados com outros adubos orgânicos, podem aumentar ainda mais a fertilidade do solo, além de auxiliarem na descontaminação do solo e do meio ambiente.
A Sementes Santa fé entende a importância da adubação do solo para o aumento da produção de seus clientes, por isso incentiva o uso de sementes de qualidade e adubação correta. Para saber mais, acesse nosso site e conheça nossos produtos.