Capim Mombaça e as vantagens do seu plantio

Aumentar a produção de uma propriedade rural passa diretamente pela gestão adequada da mesma, contudo, não se tratam de tarefas simples. Isso ocorre porque é necessário investir em boas estratégias de manejo dos animais, além do estabelecimento preciso de uma pastagem — que, por sua vez, deve considerar fatores como tipo de solo e clima para ter uma taxa de sucesso significativa.

Diante deste cenário, o capim mombaça é uma espécie de forrageira que, quando comparado a outras opções disponíveis no mercado, apresenta vantagens importantes. De modo geral, o mombaça é comumente associado a áreas de pastagens ricas em nutrientes, o que representa uma boa alimentação dos animais. Afinal, é natural que eles permaneçam mais tempo durante o pastejo.

Pensando nisso, neste post vamos apresentar as principais vantagens e características do capim mombaça. Boa leitura!

Características do Capim Mombaça

O Panicum maximum cv. Mombaça, ou simplesmente capim mombaça é uma espécie de gramínea que se utiliza com muita frequência na formação de pasto para a alimentação de gados. De folhas quebradiças, este capim, caracterizado por touceiras que podem chegar a uma altura média de 1,65m, possui colmos de coloração arroxeada.

O capim mombaça é do tipo panícula, isto é, possui as mesmas características de outras espécies, como o capim colonião comum. Isso se dá em razão de ambas forrageiras apresentarem inflorescência do tipo panícula, além de não ter pelos em sua face superior e baixa incidência de serosidade nos colmos.

A produtividade do capim mombaça pode ser avaliada em razão da sua persistência média. Diferentemente de algumas espécies, esse tipo de forrageira apresenta uma produção máxima que gira em torno de 15 arrobas por ano por hectare e uma persistência média de seis anos.

Manejo

Assim como acontece com outros tipos de forrageiras presentes em regiões de clima tropical, o capim mombaça apresenta entre 70% e 80% de capacidade produtiva mediante os períodos mais chuvosos.

Além disso, por se tratar de uma gramínea de porte alto, seu pastejo deve ocorrer de maneira rotacionada. Essa atividade, por sua vez, tem como base períodos pré-estabelecidos. Isso significa que deve se destacar dias específicos para descanso, a fim de evitar perdas na produtividade.

Dessa forma, uma colheita adequada, seja em termos de quantidade e qualidade, passa diretamente pela flexibilização da rotação dos pastos. Por isso, é recomendado a entrada dos animais no piquete somente quando o capim atingir altura média de 90 cm — devendo ser remanejados, quando este atingir uma altura de 40 a 50 cm.

Quais as vantagens do plantio do Capim Mombaça?

Considerando as vantagens do uso do capim mombaça no plantio para formação de forragem para pasto, esta espécie oferece boa resistência contra pragas e um bom ganho de peso por hectare/ano.

Contudo, esse tipo de cultivar vem ganhando maior destaque nos últimos anos em função do seu uso para integração lavoura/pecuária, principalmente quando utilizada em substituição aos outros tipos de forragens tropicais.

Em um contexto da pecuária de leite, esse tipo de capim se destaca por uma maior produtividade em propriedades de pequeno ou médio porte, por exemplo. Já na criação de gado para corte, o capim mombaça apresenta vantagens relacionadas à engorda dos animais.

Sendo assim, o capim mombaça, quando manejado de forma adequada, utilizando estratégias de beneficiamento de sementes, associadas a outros tipos de capins, como o Marandu, por exemplo, apresentam forte beneficiamento da atividade rural, seja na lavoura ou pecuária.

Conclusão

O Capim Mombaça é uma espécie de forrageira que é reconhecida em diversas regiões do mundo por apresentar uma ótima produtividade, além da sua alta qualidade e adaptabilidade a diferentes tipos de clima e solo. No entanto, cabe destacar sua maior demanda pela fertilização do solo, a fim de promover um crescimento adequado da planta.

Sendo assim, ao passo que oferece tantas vantagens em sua produtividade, o uso desta gramínea pode incorrer em um maior investimento em fertilizantes, por exemplo. Apesar disso, trata-se de uma espécie resistente e produtiva, em especial, quando aplicada em pastos irrigados e/ou rotacionados.

Justamente por isso, o capim mombaça é comumente empregado em atividades de produção de leite, já que a espécie possui uma alta taxa de lotação animal, que acaba gerando interferências positivas sobre o custo, além de aumentar a lucratividade e apresentar uma maior qualidade desse tipo de pasto.

A Sementes Santa Fé é uma empresa de beneficiamento de sementes que há mais de 20 anos no mercado vem desenvolvendo e ampliando a oferta de sementes de qualidade e boa procedência. Portanto, se pretende fazer o uso com um melhor aproveitamento do Capim Mombaça, não deixe de conferir os nossos produtos.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044