Alternativas e técnicas sustentáveis na agricultura

O solo é um recurso natural não-renovável, responsável pelo sustento de todos os seres vivos. Devido à sua importância e à taxa de crescimento populacional tão alta, tornou-se necessário pensar em práticas sustentáveis para preservar esse recurso natural do planeta. Pensando nisso, nesse post iremos explicar um pouco sobre o tema e listar algumas técnicas sustentáveis na agricultura.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

ILPF é uma estratégia de produção sustentável que integra diferentes sistemas produtivos, pecuários, agrícolas e florestais em uma mesma área. Essa forma de sistema integrado buscar otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade.

Alguns dos benefícios dessas técnicas sustentáveis na agricultura são:

• Otimização e intensificação da ciclagem de nutrientes no solo;
• Manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da agropecuária;
• Diversificação da produção;
• Redução da sazonalidade do uso da mão de obra;
• Geração de empregos diretos e indiretos;

Técnicas sustentáveis na agricultura 

• Descarte correto de embalagens
Refere-se à destinação final correta às embalagens vazias de agrotóxicos, por exemplo. As indústrias devem retirar as embalagens nas unidades de recebimento e dar correta finalização.

• Manejo Integrado de Pragas (MIP)
É uma técnica que consiste em manter as pragas abaixo do nível em que causam danos econômicos para as lavouras. Por essa característica, é uma alternativa proposta pela comunidade científica para diminuir o uso de agrotóxicos.

• Sistema de Plantio Direto
Está entre as técnicas sustentáveis na agricultura mais comuns. É realizado sem que haja aração ou gradagem prévia do solo, com a semente colocada no solo não resolvido e o plantio realizado por plantadeiras que abrem um pequeno sulco de profundidade e largura suficiente para garantir uma boa cultura.

• Adubação verde, química, orgânica e calagem
A adubação verde proporciona aumento na infiltração e retenção de água no solo. As adubações química, orgânica e calagem repõem regularmente os nutrientes retirados pelas culturas, de forma a manter um nível adequado desses elementos. O uso de esterco auxilia na melhoria das características físicas do solo.

• Recuperação das pastagens
As pastagens fornecem boa proteção ao solo contra a erosão quando são bem manejadas. Porém, quando mal manejadas, o pisoteio excessivo e a alta taxa de lotação podem torná-la escassa.

As técnicas sustentáveis na agricultura utilizadas pela Coca-Cola

Os Princípios de Conduta para a Agricultura Sustentável (SAGP) da Coca-Cola Brasil foram estabelecidos pela The Coca-Cola Company em 2011 e têm como principais técnicas sustentáveis na agricultura a defesa dos diretos humanos, a produção eficiente e a contribuição para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

Ela promove o crescimento do seu negócio compartilhando valor com a sociedade e respeitando o meio ambiente.

Para saber mais sobre esse e outros temas ligados à agricultura, acompanhe os informativos da Sementes Santa Fé e tire suas dúvidas. Nossa equipe está à disposição para te atender e apresentar nossos produtos: fale conosco pelo número (62) 3291-7788 ou pelo site.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044