Benefícios da integração lavoura-pecuária-floresta
integração lavoura-pecuária-floresta viabiliza a recuperação de áreas alteradas pelas atividades agropecuárias, como plantação de grãos, carnes, leite, madeira, água e energia. Esse sistema, desenvolvido pela Embrapa em parceria com instituições, auxilia na recuperação de nascentes, acúmulo de carbono e recuperação do solo através do plantio, durante o verão, de arroz, feijão, milho e, principalmente, árvores.

Entenda a importância do processo de integração lavoura-pecuária-floresta e conheça os benefícios dessa técnica.
 
Benefícios da adoção do sistema
Benefícios ambientais:
·Redução dos impactos ambientais;
·Adequação da preocupação ambiental com o mercado e interesses dos pecuaristas;
·Aumento da produção e incremento na resiliência dos sistemas produtivos com diminuição de riscos financeiros nas atividades de produtores de grãos;
·Eficiência dos recursos, como terra e insumos, melhoria na qualidade de solo e água, redução de uso de agrotóxicos e dos impactos climáticos;

Benefícios econômicos:
·Aumento da renda dos proprietários devido à diversidade de atividade das áreas participantes;
·Redução nos riscos de mercado, de custos a médio e longo prazo e consequente melhoria de vida do produtor rural.
·Aumento na produtividade anual da pecuária de corte, leite e de produtos extraídos dos componentes florestais.

Benefícios sociais:
·Geração de empregos, diretos e indiretos;
·Contribuição na renda do país;
·Melhoria na distribuição de renda.

Integração lavoura-pecuária-floresta e o acúmulo de carbono

O acúmulo de carbono no solo representa mais matéria orgânica na região, o que contribui para a melhoria da estrutura física, química e microbiológica do solo. Com o aumento da matéria orgânica, a fertilidade do solo fica maior, beneficiando as plantações e a qualidade dos insumos.
O carbono ainda auxilia na retenção de água, resultando em maior disponibilidade hídrica para as plantas e na melhoria de crescimento do plantio.
Em quatro anos, a integração lavoura-pecuária-floresta acumulou quantidades de carbono similares ao de áreas florestas nativas em equilíbrio.

Recuperação do solo com a integração lavoura-pecuária-floresta

A integração lavoura-pecuária-floresta, embora não consiga alcançar todo o estoque similar ao da mata, influencia em grande parte na recuperação de vários hectares de áreas alteradas pelo plantio agrícola. Dentre todas os benefícios da adoção do sistema, a recuperação do solo é de extrema importância para a qualidade do plantio, da produtividade, das áreas ambientais e da redução no impacto climáticos.  

integração lavoura-pecuária-floresta proporciona aumento e qualidade na produção animal e vegetal e resulta em benefícios ambientais e sociais. Além disso, possibilita o aumento de áreas de plantio e produção de grãos sobre áreas de pastagens degradadas ou mesmo em áreas não especificas para plantios.

Para saber mais sobre o mundo rural, acompanhe nossa página de notícias. Aqui na Sementes Santa Fé você encontra sementes de qualidade e profissionais preparados para oferecer assistência superior.  
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044