Os benefícios do uso do capim braquiária em consórcio com soja e milho
Uma pesquisa recente da Faculdade de Ciências Agronômicas das Unesp foi divulgada na conceituada revista científica Agronomy Journal para divulgar a possibilidade do cultivo consorciado de cultivares de soja precoce e/ou superprecoce com o capim braquiária, utilizando o sistema de plantio direto (SPD).  Saiba mais sobre esse sistema e conheça os benefícios do uso do capim braquiária em consórcio com soja e milho.
 
O sistema SPD
 
O sistema de plantio direto consiste na prática de rotação e consorciação de culturas aliada à cobertura permanente do solo com plantas que gerem ganhos econômicos, além da utilização de resíduos vegetais (palhada) no sistema. A proteção gerada pela palhada, no caso, o capim braquiária, permite a diminuição da temperatura do solo e eleva a quantidade de matéria orgânica, ao passo que retém mais água e nutrientes.
 
Benefícios
 
1 – Dispensa da aração
 
A dispensa da aração é uma das vantagens para os pequenos e médios produtores que possuem uma estrutura mais simples. Assim, por “pular” este processo, as etapas de semeadura e colheita acontecem mais rapidamente, o que aumenta a produtividade.
 
2 – Reposição de nutrientes
 
Após ser desseca, a palhada fornecida pela braquiária proporciona a reposição de nutrientes ao solo, principalmente através de matéria orgânica, e funciona como um adubo natural, trazendo benefícios ao solo.
 
3 – Controle de temperaturas
 
Por fazer o sombreamento do solo e depois gerar uma espécie de cobertura do solo, a palhada evita a incidência direta do sol, o que evita a perda de água do solo. 
 
4 – Integração lavoura-pecuária (ILP)
 
Após a colheita da safra, a braquiária servirá de pastagem para o gado no período da seca.
Para maximizar os benefícios do uso do capim braquiária em consórcio com soja e milho, deve-se semear a forrageira em uma profundidade maior que a semeadura da soja e do milho.
 
A Sementes Santa Fé trabalha desde 1995 na produção e comercialização de sementes forrageiras no Centro-Oeste e no Norte do País. Faça sua cotação ou entre em contato conosco.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044