Qual o melhor capim para plantar no verão?
Escolher a gramínea ideal para determinado período do ano é uma tarefa indispensável para qualquer pecuarista. Isso porque o tipo de pastagem é crucial para manutenção de pastos sempre verdes e de boa qualidade nutricional.

Nesse sentido, a pastagem de verão deve ser encarada com total atenção, já que a produtividade dos animais nesta época do ano depende, em grande parte, da qualidade da pastagem. No entanto, não é apenas a espécie que deve ser analisada, já que o manejo adequado é também um fator determinante.

Mas, afinal, o que é pastagem de verão? Que tipo de gramíneas são mais indicadas para esta época do ano? Neste post, explicaremos esses e outros detalhes sobre o tema. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é pastagem de verão e quais espécies mais comuns?

Quando o período de verão está se aproximando, é comum que os pecuaristas também se coloquem animados, uma vez que é nesta época do ano que as chuvas ocorrem com maior frequência — o que contribui diretamente para tornar a pastagem mais verde e farta.

No entanto, é necessário muito cuidado para evitar a sobrecarga da forrageira, priorizando assim as necessidades do solo. Há no mercado, atualmente, diversos tipos de capins para diferentes espécies de animais, tipos de solo e períodos do ano. 

No caso do melhor capim para plantar no verão, destacam-se espécies como o Capim-Sudão, que tem resistência à seca e altas temperaturas, além de boa palatabilidade e aceitação do gado.

As braquiárias também são forrageiras muito comuns em regiões quentes, além de serem menos resistentes a locais com geadas, por exemplo. Justamente por isso, são mais indicadas para lugares quentes.

Outra gramínea de boa resistência ao clima seco e solo arenoso é o milheto. De crescimento rápido, pode atingir até 60 toneladas de massa por hectare. O mesmo ocorre com as espécies do tipo sorgo silageiros e sacarinos — que são de fácil cultivo e exigem pouca água, além de apresentar maior resistência durante o verão.

Por fim, destacam-se também os capins Aruana e Aries. Ambas as espécies são bastante empregadas em regiões que predomina o calor. Enquanto a primeira espécie utiliza-se mais frequentemente para a alimentação de cavalos, gado leiteiro e para corte, a segunda serve muito bem para a criação de ovinos, equinos e caprinos.

Por que investir em pastagens de verão? 

Via de regra, algumas espécies de forrageira suportam melhor o calor do que outros tipos de forragem. Sendo assim, estas apresentam melhor produtividade, além de contribuir também para a manutenção adequada do peso dos animais.

Normalmente as pastagens de verão, quando bem adaptadas ao tipo de solo e produção, podem contribuir diretamente para se evitar prejuízos, já que a sua manutenção preserva a abundância do solo, além de mantê-lo saudável para os animais por mais tempo.

Embora submeta-se a intensa exposição ao sol e ao calor, algumas espécies são mais indicadas para essa época do ano. 

Como funciona a manutenção da pastagem?

De modo geral, a pastagem deve estar sempre bem adubada e nutrida, sendo o nitrogênio um item indispensável para mantê-la sempre bonita — sem mencionar o fósforo e o potássio. Juntos, os três produtos devem obedecer alguns requisitos importantes, definidos de acordo com o tipo de solo e da forrageira escolhida.

Para tanto, é fundamental realizar uma análise do solo, a fim de se identificar as deficiências de cada área de pastagem em relação a tais nutrientes. Ademais, é fundamental ainda que ocorra uma boa irrigação da pastagem, de modo que ela continue crescendo forte e saudável, mesmo durante os dias mais quentes do verão.

Cabe mencionar ainda que a irrigação é um dos principais fatores responsáveis por um solo de qualidade. Assim, é vital que essa etapa seja empregada de maneira adequada e satisfatória. Por isso, pode ser também interessante analisar o terreno, de modo a identificar as condições climáticas da região em que está localizado o pasto.

E então, leitor. Gostou do nosso conteúdo? Agora que já sabe qual o melhor capim para plantar no verão, que tal escolher as sementes ideais para esse tipo de plantio? Na Sementes Santa Fé você pode contar com sementes de boa procedência e alta qualidade. Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento.
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044